Slam na Escola

O projeto “SLAM NA ESCOLA” propõe a integração da poesia marginal no ambiente escolar, visando envolver os jovens em questões de enfrentamento às intolerâncias de raça e gênero, como racismo, homofobia e transfobia. Além de fortalecer o papel da juventude na construção de uma sociedade mais igualitária, o projeto busca empoderar jovens pretos, pobres, periféricos e marginalizados. A Poesia Falada, ou SLAM, é uma ferramenta essencial nesse processo, permitindo que jovens assumam a narrativa de suas próprias histórias. O projeto tem relevância para a comunidade local, carecendo de uma agenda cultural ativa. Atuando em quatro escolas públicas de ensino médio, as oficinas têm o potencial de alcançar até 100 jovens em cada uma, totalizando entre 200 e 400 participantes. Com uma carga horária de 20 horas, as oficinas abrangem contextualização, escrita criativa e formação de batalhas de poesia, promovendo aprendizagem interativa e participativa. O projeto conta com a colaboração de quatro poetas, uma professora de literatura e seis arte-educadores, incluindo a poetisa proponente.

  • Aproximar a literatura contemporânea do ambiente escolar.
  • Promover a prática pedagógica e engajamento dos jovens.
  • Abordar questões de enfrentamento às intolerâncias de raça e gênero, como racismo, homofobia e transfobia.
  • Fortalecer o papel da juventude na construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.
  • Empoderar jovens pretos, pobres, periféricos e marginalizados.
  • Tornar os jovens protagonistas e autores de suas próprias narrativas.
  • Utilizar a Poesia Falada (SLAM) como ferramenta essencial nesse processo.
  • Contrapor a visão elitista e distante da literatura convencional.
  • Dar voz às experiências e perspectivas dos jovens.
  • Contribuir para a formação cultural do município.
  • Atuar em escolas de ensino médio da rede pública.
  • Alcançar até 100 jovens participantes em cada escola.
  • Formar entre 200 e 400 jovens, além de professores e pedagogos interessados.
  • Desenvolver oficinas em três etapas: contextualização, escrita criativa e formação de batalhas de poesia.
  • Estimular uma aprendizagem interativa e participativa.
  • Consolidar o protagonismo dos alunos no processo educativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *