Ana Vieira

Artesã, artista plástica, percussionista, skatista, monitora de matemática (pela rede pública da Bahia), grafiteira, escritora e compositora

Estudante da rede pública de ensino, estuda no propósito de se formar como Juíza de direitos internacionais, com mérito de ser desembargadora. Desta forma, Ana segue se esforçando para melhorar o contexto a sua volta e também conseguir compartilhar oportunidades, como as que ela teve, para outros jovens de sua comunidade e das comunidades vizinhas.

Ana Vieira, 16 anos, candomblecista baiana, natural de Itabuna, onde morou até os seus 7 anos com a sua avó, Nilza Vieira, onde teve seu primeiro contato com a arte através da fundação FMSICA (Fundação Marimbeta Sítio de Integração da Criança e do Adolescente), uma escola fazenda que contém 5 núcleos, onde em um turno se tem educação básica e fundamental e no turno oposto acontecem algumas oficinas voltadas para a arte (arte, cultura, culinária e também cursos profissionalizantes).

Aos 8 anos, com sua mãe Neide Vieira, teve seus primeiros contatos nos meios cultural e da militância. Desde lá ela se apaixonou pela arte e hoje ama o que faz. Com 11 anos foi morar no Rio de Janeiro, onde ficou por 7 meses. Aos 12 anos apresentou sua primeira música em um microfone aberto na 1° edição do evento Slam das Minas RJ (onde sua mãe Neide Vieira foi campeã), e através desta experiência surgiram muitas oportunidades de cursos e oficinas com bolsas cem por cento gratuitas. Também participou de cursos e oficinas de Música na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, Dança afro na Fundição Progresso e Grafite na Rede Nami.

Compartilhe seu amor